SEMA 2023: Unidades de Conservação têm programação especial

No decorrer da Semana Estadual de Meio Ambiente – SEMA 2023, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do Núcleo de Gestão das Unidades de Conservação – NUC, preparou uma programação especial contemplando vários municípios onde estão as Áreas de Proteção Ambiental – APAs administradas pelo órgão, de 1º a 07 de junho.

As Unidades de Conservação desempenham um papel crucial na proteção e preservação do meio ambiente e na promoção da educação ambiental. “Elas oferecem oportunidades para atividades de pesquisa, monitoramento e educação ambiental, auxiliando a compreensão da importância da conservação e incentivando ações sustentáveis. Ao permitir o contato direto com a natureza, as Unidades de Conservação despertam um senso de apreciação e responsabilidade ambiental nas pessoas”, afirmou o gestor do NUC/Idema, Ilton Soares.

As Unidades com atividades abertas para a população são a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Porto do Mangue, Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado, Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una (APAPU), Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais – APARC. Além disso, acontecerá nos próximos dias 16 e 17 e 18 de junho, exposição dos Projetos da UERN e a tradicional Corrida de Argolinhas, na Área de Proteção Ambiental de Jenipabu.

Aniversários de Unidades de Conservação Estaduais

Em comemoração aos 22 anos da criação da Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais, celebrado no dia 06 de junho, a Unidade preparou uma programação diversificada para a população no dia 07, e uma super performance artística com o palhaço Bicolin – Rodrigo Bico.

Já a Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una comemora os seus 33 anos, também no dia 06 de junho, e organizou várias atividades para celebrar.

Peixe-boi

No dia 31 de maio, às 10h, ocorrerá a Primeira soltura de Peixe-boi no RN que ocorrerá no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois-marinhos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão. A ação faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias do Litoral dos estados do Rio Grande no Norte e Ceará (PMP-BP), estruturado pela Petrobras, realizará, em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte – FUNCITERN, em parceria com o Idema.

A programação completa está disponível do site idema.rn.gov.br.

Fonte: Ascom – Idema.

Foto: Ascom – Idema.