Sustentabilidade no cinema: festival de Trancoso celebra regeneração do planeta

O Festival de Cinema de Trancoso chega à sexta edição, com exibições na igreja de São João Batista e no Quadrado, ambos na área central da vila. O tema deste ano é ‘Regeneração do Planeta’. O evento tem a curadoria de Flávia Barbalho e Zeca Brito, com patrocínio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo. Sua abertura está marcada para 26 de setembro e encerramento no dia 29.

As exibições itinerantes extras seguirão em Arraial d’Ajuda, no dia 7/10, e em Caraíva, em 14/10, onde sessões especiais homenagearão o ator Marcelo Faria, que estará no distrito para receber o Troféu Pataxó em seu nome, estendido à sua família de cineastas.

Cinema + Culinária

Paralelamente às exibições de cinema, acontecerá o 3º Circuito Gastronômico de Cinema, no período de 22/9 a 31/10 – restaurantes selecionados criarão pratos inspirados em temas cinematográficos. Nesta edição, o circuito foi ampliado e chega a destinos como Porto Seguro, Caraíva, Espelho, Arraial d’Ajuda, Itaporanga e Vale Verde.

O Festival de Cinema de Trancoso também vai estrear da 1ª Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, com comissão de seleção e júri composto por Thiago Lacerda, Tânia Montoro, Rodrigo Brant, Luca Grivet, Alethea Costa, Maria Luiza Grobério e Gustavo TJ.

Haverá, ainda, o painel “Mercado Audiovisual Trancoso”, um espaço para Masterclass, com rodadas de Negócios através de projetos pré-inscritos, na presença de atores, produtores nacionais e internacionais, além de marcas como Canal Brasil, Amazon Studios e O2 Filmes.

Troféu Pataxó

A entrega do Troféu Pataxó, com menções honrosas, serão confiadas a profissionais como Wagner de Assis, diretor de filmes espiritualistas como “Nosso Lar”, “Kardec” e “Chico para Sempre”, e Andrea Barata Ribeiro, produtora de filmes premiados como “Cidade de Deus, “Ensaio Sobre a Cegueira”, “Marighella” e “Xingu”, além da série “Manhãs de Setembro”.

Importantes menções serão feitas a Paula Mordente e Javier Domingo, pelo reconhecimento de seus trabalhos na originalidade audiovisual, além de contar com a presença internacional de Niv Fichman, um dos maiores produtores de cinema do mundo e vencedor do Oscar pelo longa “Red Violin”, que também receberá menção honrosa por sua carreira.

A chef Morena Leite integra o nome na lista de honra, já na categoria de gastronomia, pelo conceito de regeneração do corpo, além da homenagem especial aos 25 anos no Canal Brasil na cerimônia de encerramento. As entregas serão realizadas após a cerimônia indígena Pataxó AWE da Lua Cheia no primeiro dia de evento.

Mais informações no site Festival de Cinema de Trancoso ou Instagram /  Festival de Cinema de Trancoso.

Fonte: O Tempo

Cartaz oficial do Festival de Cinema de Trancoso – Foto: Ramon Navarro/Arte