O café é um dos grãos mais consumidos no mundo, e no Brasil, não é diferente. De aroma e cheiro muitíssimo agradáveis, o café é bebida indispensável no dia a dia. Sozinho ou acompanhado de pães, omeletes, bolos, torradas, biscoitos… Enfim, um cafezinho vai bem com tudo!
E se você está acostumado a coar seu café à moda antiga, utilizando coador de pano ou de papel, saiba que a borra do café, que muitas vezes descartamos, pode ser reutilizada de forma sustentável. Basta usa-la para receitas de beleza, produtos de limpeza e até na jardinagem.
Isso é importante, vez que quando descartamos a borra no lixo, ela se decompõe e libera metano, gás toxico e prejudicial ao meio ambiente. Dessa forma, nós separamos receitinhas fáceis e práticas para que você possa colocar em prática a reutilização do pó de café. Acompanhe!
Adubo
Depois de passar aquele cafezinho gostoso, de preferência, sem açúcar, pegue a borra do café e misture no substrato das suas plantas. A borra funciona como adubo orgânico e proporciona nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento das verdinhas.
Aromatizador de ambiente
Essa dica é maravilhosa e promete deixar a sua casa muito cheirosa e aconchegante. Pegue a borra do café e em seguida, misture com um pouco de canela em pó até a massa ficar modelável. Faça pequenos cones e deixe secar por 48 horas. Depois disso, os cones vão ficar firmes e sequinhos, aí é só acender e usar como incenso natural. O cheiro é maravilhoso, e caso queira, você também pode adicionar algumas gotas de essência de sua preferência à mistura.
Esfoliante para a pele
Os benefícios da borra de café para a pele são imensos, sendo que você pode utilizar o pó para esfoliação, bem como, para minimizar olheiras. Basta esfregar levemente a borra na pele e deixar por alguns minutos. Depois, lave com água corrente e passe creme hidratante de sua preferência.
Item de limpeza
O poder abrasivo do café pode ajudar na remoção de crostas e gordura. Assim, coloque o pó de café na esponja e esfregue panelas, pratos, talheres e outros. Uma ideia sustentável que, de quebra, ainda ajuda a economizar, vez que há menor gasto com esponjas de aço e produtos de limpeza.
Fonte: Capitalist.
Foto: Pixabay.