Veja 8 curiosidades sobre o Brasil que você ainda não deve conhecer

Que o nosso país é grande e diverso, nós já sabemos. A questão é que há fatos sobre ele que você provavelmente não conhece até hoje! Descubra agora algumas curiosidades sobre o Brasil.

O Brasil é um país de dimensão continental, logo diversas peculiaridades estão presentes em nossas terras. Desde o país do futebol ao título de maior produtor de café mundial, a nossa história é marcada por inúmeros fatos interessantes que muita gente não sabe. Talvez até mesmo você! Venha dar uma olhada nessas curiosidades.

Além de todo esse tamanho notável, a população aqui é bastante miscigenada, pois houve e ainda há imigrantes de vários países do exterior. Tudo isso tem relevância! Para que você fique por dentro de alguns pontos realmente interessantes sobre esta terra próspera, nós preparamos uma lista com fatos que devem ter passado despercebidos.

Lista de curiosidades sobre o Brasil
  1. País do futebol

Certamente você já ouviu alguém falar que este é o país do futebol. Bem, esse apelido não caiu no nosso colo à toa. Além de liderarmos o ranking das seleções que mais venceram a Copa do Mundo – com cinco títulos –, também somos a única seleção a ter se classificado e disputado todas as edições do mundial desde a sua criação em 1930.

  1. País do café

Você provavelmente já suspeitava disso, afinal de contas, qual é o brasileiro não é apaixonado por café? Uma das bebidas quentes favoritas das pessoas não poderia estar fora da lista. Em relação à exportação, o país foi responsável por mais de 40 milhões de sacos com 60 quilos de café no ano de 2021.

Isso nos torna a maior nação exportadora do grão de todo o mundo.

  1. População estrangeira

Fora de seus países de origem, São Paulo concentra as maiores populações de pessoas que vieram de Portugal, Itália e Japão. A megalópole paulista é um dos centros mundiais de desenvolvimento. Isso a torna atrativa para que pessoas de todo o mundo procurem oportunidades de emprego lá.

  1. São Paulo não é a cidade mais antiga do Brasil

Apesar de ser a maior cidade do país em termos de desenvolvimento, ela não foi o primeiro município brasileiro. Na verdade, esse título fica com outro, mas que também é do estado de São Paulo. Estamos falando de São Vicente, localizado no litoral, bem ao lado de Santos.

Os historiadores relatam que os primeiros registros de São Vicente datam do ano de 1532. Isso a torna a cidade mais antiga do Brasil.

  1. Biodiversidade

Os vários biomas brasileiros nos favorecem, mas é a floresta Amazônica que nos garante a liderança entre os países com a maior biodiversidade. Infelizmente também lideramos o ranking de desmatamento e queimadas.

  1. Floresta Amazônica

A nossa principal floresta é também dividida com o Peru e com a Colômbia. E não só com eles! Em menor número, também com o Equador, Bolívia, Guianas, Venezuela e Suriname. De toda forma, por volta de 60% de toda a sua área está localizada nas terras brasileiras.

  1. O Brasil já teve 3 capitais diferentes

A primeira delas foi Salvador, na Bahia, mas apenas de 1549 a 1763. Após isso, o título foi transferido para o Rio de Janeiro. A cidade que serviu de lar para a família real durante várias gerações foi a capital brasileira por quase 200 anos, mas tudo mudou em 1960. Brasília foi nomeada capital em 21 de abril de 1960.

  1. Línguas nativas

O Brasil tinha mais de mil dialetos e línguas nativas antes da colonização portuguesa. Nos dias de hoje, menos de 200 dessas línguas ainda são faladas. É uma perda expressiva das linguagens originais do nosso povo.

Fonte: Escola Educação.

Foto: Jonny Lew.