A CNT expressa grande preocupação com o risco de novo aumento do percentual de biodiesel de base éster ao diesel.

O aumento do percentual de mistura de biodiesel no óleo diesel de 12% para 14%, decidido nesta 3ª feira (19.dez.2023) pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), deve aumentar o preço do combustível nas bombas em R$ 0,35.

O cálculo foi feito pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), entidade que representa as principais distribuidoras de combustíveis do país. O setor, assim como o de transportes, tem mostrado preocupação com os reflexos da medida.

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) também expressou preocupação. A entidade afirma que não se pode considerar apenas a capacidade de produção do biodiesel no Brasil, mas as consequências do aumento sobre o funcionamento dos veículos e os impactos econômico, ambiental e de segurança sobre a cadeia de transporte e logística..do país.

Estudo inédito da Universidade de Brasília mostrou que o aumento no percentual de biodiesel a partir de 7% eleva a emissão de CO2 e diminui a potência dos motores. A medida mais equilibrada é a mistura de 7%, adotada na Europa.

O setor tem se desdobrado, por meio de ações responsáveis e eficazes, para encontrar soluções ambientais que efetivamente descarbonizem a atividade transportadora.

Acesse bit.ly/3v2ybiW e confira o posicionamento completo.

Fonte: CNT | SEST SENAT | ITL, Poder 360.