Ravenser Odd, uma cidade portuária medieval em East Yorkshire, Reino Unido, que beijava a foz do Estuário de Humber, era a grande estrela da região. Mas imagine só – um dia o mar simplesmente a engoliu, passando séculos aconchegada com os peixes em vez de pessoas.
Pois bem, de acordo com o Daily Mirror, um time de cientistas à la Sherlock Holmes finalmente descobriu essa Atlântida de Yorkshire. Surpresa, estava se escondendo sob algumas rochas e obras de pedra no fundo do mar.
Os pesquisadores passaram décadas procurando por Ravenser Odd, mas parece que estavam brincando de esconde-esconde no playground errado. O segredo era simplesmente se aproximar mais da costa. Essa descoberta, como encontrar um mapa do tesouro escondido, pode ser um divisor de águas para desvendar a cidade perdida que deu um mergulho salgado há 660 anos.
O Professor Dan Parsons, da Universidade de Hull, compara essa descoberta a Pompeia. Sim, essa mesma Pompeia, onde as pessoas viraram pedra após a explosão do Vesúvio! Ele está nas nuvens com isso, dizendo que agora temos as ferramentas e a tecnologia para reintroduzir Ravenser Odd ao mundo.
Lá atrás, por volta do século 13, Ravenser Odd era o máximo, vibrante com mais de 100 casas e uma rede de cais e armazéns margeando o mar. Era um ponto de parada popular para mercadores marítimos, tão importante a ponto de enviar dois membros ao parlamento, e um porto de atracação para mais de 100 navios de comércio todos os anos.
Mas então, a mãe natureza pregou uma peça na cidade. Imagine aquela antiga história bíblica sobre o homem tolo que construiu sua casa sobre a areia – bem, Ravenser Odd foi a estrela infeliz dessa história na vida real. A cidade foi varrida por bancos de areia móveis, e as tempestades de inverno de 1356-1357 foram o último prego no caixão.
Quando as chuvas caíram e as inundações rugiram, Ravenser Odd foi engolida pelo mar. As pessoas, preferindo uma existência mais continental, fizeram as malas e deram adeus.
A notória inundação de São Marcelo de 1362 foi o ato final, reivindicando os últimos pedaços da cidade abandonada. E assim, Ravenser Odd se tornou uma cidade fantasma, ou melhor, um porto fantasma, embalado pelo mar até então.
Fonte: Mistérios do Mundo.
Imagem: The British Library via Flickr Commons.