Cidade submersa na Alemanha encontrada após 600 anos: Rungholt

Uma lenda na Alemanha conta que uma cidade localizada na costa norte do país, no Mar de Wadden, foi engolida pelas águas em apenas uma noite. Durante muito tempo achou-se que a história não era verdade, mas recentemente uma igreja foi descoberta no local, além disso, também foram encontrados outros vestígios de construções humanas.

O local era conhecido como Rungholt, e conforme a lenda, ele desapareceu depois de uma forte tempestade enviada por Deus como punição aos pecados dos habitantes, como embriaguez, impiedade e ostentação de riqueza.

Essa imoralidade teria durado na cidade até algum tempo depois do natal, em janeiro de 1362, quando um grupo de jovens bêbados tentou obrigar um padre a dar o sacramento da unção dos enfermos a um porco.

O padre teria ido à igreja e pedido a Deus que castigasse os meninos. No dia seguinte, ele deixou a cidade e algumas horas depois a tempestade afundou Rungholt no Mar de Wadden. Até hoje, diz ser possível ouvir o sino da igreja abaixo das águas.

Localizado entre a costa dos Países Baixos, Alemanha e Dinamarca e as Ilhas Frísias, o Mar de Wadden é conhecido por suas baixas profundidades, sendo na maré baixa possível até mesmo avistar algumas planícies arenosas em meio às águas.

Através de vários métodos de análises geofísicas, como gradiometria magnética, indução eletromagnética e sísmica, foi possível descobrir se a cidade realmente existiu e agora está sob a água e a areia, ou não passou de uma lenda.

E o resultado foi sim, Rungholt realmente existiu, além da fundação de uma igreja, que provavelmente era o centro da cidade também foram encontrados montes artificiais construídos para proteger a cidade das marés altas e tempestades, sistemas de drenagem e até mesmo um porto, que acredita-se ter sido um ponto movimentado de comércio marítimo, onde eram vendidos peixes, ostras e redes.

De acordo com pesquisadores que estão investigando a região, as planícies de areia na maré baixa ainda podem revelar muito sobre a antiga cidade, mas que é preciso correr contra o tempo, isso porque os restos de construções estão fortemente erodidos, e podem não durar muito.

Mitos à parte, o que aconteceu, na verdade, foi uma tempestade de grandes

proporções atingindo vários países europeus naquele início de ano. Vilas e cidades costeiras do Reino Unido, Holanda, Dinamarca e Alemanha tiveram sérios danos após a chuva, que acabou ficando conhecida como o “grande afogamento dos homens”.

Rungholt foi uma das localidades mais afetadas, com o seu sumiço dando início à lenda que dura mais de 600 anos. Os arqueólogos agora correm contra o tempo para intensificar as buscas por mais prédios e outros elementos que ajudem a revelar como era a vida na cidade perdida, pois a erosão ameaça a preservação das fundações.

Fonte: Olhar Digital.

Imagem: Pixabay.