A matéria original saiu pelo site padi.com. Ela mostra aspectos fascinantes e interessantes sobre o mais importante ecossistema da Terra, sem o qual não haveria vida no planeta. Mas, apesar de sua importância, ele é ainda muito pouco explorado e conhecido. O Mar Sem Fim escolheu algumas curiosidades sobre os oceanos, dentre os 50 fatos interessantes, apresentados pelo site. Vamos a eles:
O Ponto Nemo: saiba o que é
É o ponto mais remoto e isolado da Terra. Por anos os cientistas o procuraram até que, em 1992, com os avanços da tecnologia, o engenheiro e pesquisador Hrvoje Lukatela utilizou um programa de computador com coordenadas geográficas e espaciais e o encontrou. Onde ele fica? Nos oceanos, claro, mais especificamente, no oceano austral.
O Ponto Nemo está localizado a mais de 1.000 milhas (1.600 km) equidistantes das costas de três ilhas longínquas: a Ilha de Ducie (uma das ilhas de Pitcairn) ao norte; Motu Nui (da cadeia da Ilha de Páscoa), ao nordeste; e Ilha de Maher (ao largo da costa da Antártida), ao sul.
O nome Nemo, que significa ‘ninguém’ em Latim, foi uma homenagem ao famoso Capitão Nemo, o marinheiro anti-herói de Júlio Verne. Portanto, se você estiver de saco cheio das pessoas, e quiser se isolar, é pra lá que deve ir. Curiosidade macabra: recentemente foi constatada a presença de microplástico na área do Ponto Nemo.
Curiosidades sobre os oceanos, saiba o porquê da cor azul do mar e do céu
O oceano parece azul porque as cores vermelha, laranja e amarela (luz de comprimento de onda longo) são absorvidas mais fortemente pela água do que a cor azul (luz de curto comprimento de onda). Assim, quando a luz branca do sol entra no oceano, a cor azul é a mais refletida. Esta é a mesma razão pela qual o céu é azul
A maior cadeia de montanhas do planeta tem 65.000 km de comprimento
Mais uma vez ela fica nos Oceanos. Seu nome é “Cordilheira Mesoatlântica“. A cadeia de montanhas que se une ao redor do globo como uma costura em uma bola.
Curiosidades sobre os oceanos: espécies marinhas conhecidas
230 mil espécies marinhas são conhecidas da ciência. Os pesquisadores estimam que haja mais de 2 milhões de espécies ainda não identificadas.
A mais longa migração de um mamífero: 22.511 mil km
Aconteceu no mar outra vez. A façanha foi de uma baleia-cinza, mamífero marinho que pode atingir cerca de 15 metros de comprimento e pesar cerca de 35 toneladas.
De acordo com o padi.com “a baleia-cinza percorreu 22,511 km, em 172 dias”. As migrações acontecem pela necessidade de encontrar áreas mais produtivas para alimentação ou reprodução.
No inverno elas se alimentam nas regiões polares. No verão migram à procura de locais mais quentes, próximos aos trópicos, para a reprodução. As baleias são extremamente importantes para o ecossistema marinho.
Corais e os fundos oceânicos
1% do fundo dos oceanos é coberto por corais. E 25% de todas as espécies marinhas chamam estes corais de seu lar, ou habitat. Os corais são o mais produtivo ecossistema marinho
Por que amamos os Oceanos?
É cativante conhecer fatos científicos sobre este mundo mágico. No entanto, também é humilhante perceber o quão pouco sabemos sobre os oceanos. É tentador pensar em quanto mais há para descobrir. Da fascinante vida marinha às próprias águas, parece que nunca conheceremos todos os segredos do mar
A maior parte da superfície da Terra, 71%, é coberta pelos oceanos. Eles contêm quase toda a água na Terra. Isso significa que os oceanos são de suma importância quando se trata de nossa sobrevivência. No entanto, sabemos que apenas conhecemos e registramos uma pequena porcentagem desse mundo subaquático
Se nada mais, isso nos dá alguma perspectiva sobre nosso papel na Terra. A terra seca que tendemos a pensar como nosso planeta empalidece em comparação com os oceanos. A vastidão e a diversidade de nossos mares testa nossos limites em termos de imaginação, conhecimento e habilidade. É isso que atrai os mergulhadores para explorar as profundezas. É apenas quando você está debaixo d’água que você pode imaginar – mesmo que seja pouco – o milagre que são os nossos oceanos.
A indiferença da população brasileira em relação aos Oceanos e Zona Costeira
Resultado da indiferença? O poder público não age. Não protege nosso maior ativo: a biodiversidade. Leis não são cumpridas. Enquanto isso a especulação imobiliária destrói os ecossistemas de nosso litoral. Matamos a vida marinha antes mesmo de conhecê-la. É esta a herança que nossa geração quer deixar para as próximas?
Fonte: Mar Sem Fim.
Foto: Ricardo Esquivel/Pexels..