Falha geológica recém-descoberta pode causar tsunami devastador

Recente descoberta de cientistas revela uma perigosa falha geológica em Vancouver, no Canadá, fato que que dá sinais de que uma catástrofe de proporções gigantescas pode acontecer e atingir centenas de milhares de pessoas.

De acordo com uma nova pesquisa publicada na revista científica Tectonics, existe uma falha geológica, até então desconhecida, que percorre grande parte da ilha de Vancouver, no Canadá. A fissura pode gerar um tsunâmi colossal, capaz de engolir quase toda a área da ilha.

O estudo mostrou que a região sofreu um terremoto entre 4.700 e 2.300 anos atrás, mais especificamente na península de Saanich, localizada mais ao sul da cidade. Esse evento desencadeou uma busca pela falha geológica, difícil de localizar devido à densa floresta da região.

“Esta falha recém-identificada, nomeada XEOLXELEK-Elk Lake (Xelf), atravessa a península de Saanich, na Grande Victoria, e representa um perigo para os 400 mil habitantes da região”, escreveu a equipe de especialistas, liderada por Nicolas Harrichhausen, geólogo da Universidade Grenoble Alpes, na França.

Os pesquisadores acreditam que, se um novo terremoto acontecer no local, cidades mais distantes, a exemplo de Seattle, também podem ser afetadas por tremores e ondas gigantes.

Para estudar a história sísmica da falha, foram utilizadas técnicas geofísicas rasas e escavações de uma trincheira ao longo da região para examinar o registro sedimentar de deformação.

Um terremoto nesse local, no futuro, poderia desencadear uma tragédia gigantesca, considerando a possibilidade de um tsunami capaz de devastar toda a ilha, na qual residem mais de 400 mil pessoas.

O que são falhas geológicas, afinal?

As falhas geológicas são rupturas na crosta terrestre, geralmente associadas a movimentos tectônicos. Elas ocorrem quando as paraças internas da Terra causam o deslocamento de blocos rochosos ao longo de uma linha de fraqueza.

Por sua vez, tais linhas podem acumular tensão ao longo do tempo, liberando-a repentinamente durante um terremoto. As falhas geológicas são fundamentais para entendermos a dinâmica da crosta terrestre e a ocorrência de terremotos.

Terremotos, por sua vez, são fenômenos naturais resultantes da liberação de energia acumulada ao longo de uma falha geológica.

Quando as placas tectônicas se movem, liberam essa energia na forma de ondas sísmicas, causando tremores na superfície terrestre.

Os terremotos podem variar em intensidade e têm o potencial de desencadear outros eventos, como tsunamis, quando ocorrem em regiões próximas ao oceano.

Diante da descoberta recente dessa falha em Vancouver, é crucial que medidas de prevenção e preparação sejam implementadas para mitigar os riscos associados a um possível terremoto.

Compreender as características geológicas da região e promover a educação pública sobre a segurança sísmica são passos essenciais para garantir a resiliência das comunidades diante de potenciais desastres naturais.

Conheça as falhas geológicas que podem causar os terremotos mais devastadores do planeta

A falha de Tian Shan é uma grande falha geológica localizada na região de montanhas Tian Shan, na Ásia Central, que se estende por cerca de 2.500 km. Ela é formada pela compressão de duas placas tectônicas, a placa Euroasiática e a placa Indiana, fazendo com que a cordilheira se eleve a uma taxa de cerca de 5 mm por ano.

A falha de San Andreas fica na região da Califórnia, nos EUA. É uma das falhas geológicas mais conhecidas do mundo e pode ser vista facilmente devido às rochas deslocadas que se encontram na superfície. Ela possui cerca de 1.300 km e é formada pela separação de duas placas tectônicas, a placa do Pacífico e a placa Americana. Como fica próxima de áreas muito povoadas e já gerou tremores muito intensos, é motivo de preocupação de acadêmicos

A falha de Ramapo fica localizada na região de Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela se estende por cerca de 300 km, desde o norte do estado de Nova York até o centro de Nova Jersey, e é uma das maiores e mais ativas falhas na costa leste do paísOLHA SÓ ISSO: Para fugir das luzes de cidades, cientistas acampam em fazenda e fazem ótimas fotos do espaço

A falha de Santorini é uma falha geológica submarina localizada na ilha grega de Santorini, no mar Egeu. Os geólogos acreditam que essa falha é capaz de gerar terremotos com magnitude de até 7,5 na escala Richter

Localizada na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, está a falha de Puente Hills. Ela se estende por cerca de 40 km sob a superfície da bacia de Los Angeles e é uma das falhas mais perigosas da região. Estudos sugerem que um grande terremoto nessa falha poderia ser um dos piores desastres naturais da história dos EUA* Sob supervisão de Filipe Siqueira

As falhas geológicas são indícios de possíveis terremotos que podem separar um continente em dois. Para analisar a paraça das atividades sísmicas de uma área, pesquisadores usam um sismógrafo, que pode detectar o epicentro do tremor e sua paraça.

Fontes: R7, Multiverso.

Imagem: Plox Brasil/Reprodução