Cerca de 59% do território brasileiro é coberto por florestas. No entanto, 29 países têm proporção maior de cobertura florestal, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentados pelo Banco Mundial.
A lista inclui países em desenvolvimento, como Suriname (98% do território coberto por florestas), Guiana (84%) e Congo (67%), além de países desenvolvidos, como Finlândia (73%), Suécia (69%), Japão (68%) e Coreia do Sul (63%).
O percentual do Brasil, no ranking de 2016, é semelhante ao dado oficial mais recente, de 2018. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 488 milhões de hectares de florestas naturais e 9,9 milhões de hectares de florestas plantadas no país (58,5% do território).
Em relação especificamente a florestas tropicais, o Brasil é o país com maior área no planeta. No entanto, o ritmo de desmatamento na floresta tropical amazônica também é um dos mais acelerados do mundo, sem contar os demais biomas, como o Cerrado e a Mata Atlântica. No último registro realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil perdeu 10 mil km2 de florestas só na Amazônia, em 2019.
Fontes: Akatu, El País, Nexojornal,Terra.