Projeto sustentável feito com Metrópole Parque ganha 1º lugar em desafio da Sudene

Criação de alamedas verdes nas ruas de Natal para reduzir os impactos causados pelo aquecimento urbano. Esse é o foco de um projeto do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque/UFRN), em parceria com a Prefeitura de Natal, que ganhou  1º lugar no Desafio de Inovação do Projeto G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste. Fora a capital potiguar, alcançaram o ranking projetos de de Fortaleza (2º lugar) e São Luís (3º).

Ao todo, foram selecionados 52 municípios para participar do programa. O Desafio faz parte de uma iniciativa da Sudene, ONU-Habitat Brasil e Programas das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e para Desenvolvimento (PNUD) que visa impulsionar a capacidade de gestão de cidades e torná-las indutoras de um desenvolvimento regional.

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, o resultado da premiação sinaliza o surgimento de oportunidades para empresas ou novas startups credenciadas desenvolverem novas soluções de cunho sustentável.

“Por se tratar de uma iniciativa com um viés bastante em voga hoje em dia, como as pautas de caráter Ambiental, Social e de Governança (ASG), penso que é o momento de estarmos atentos às possibilidades”, considera Romão.

A participação do Metrópole Parque no desenvolvimento do projeto se deu por meio da revisão da proposta e pelo reforço institucional promovido pelo ecossistema de TI.

“Fizemos algumas contribuições técnicas na redação do documento, tudo com o intuito de trazer ao projeto a possibilidade da solução ambiental estar aberta à atuação de startups”, conta Rodrigo Romão.

Fonte: TN RN.

Foto: Divulgação.