Qual foi o tsunami mais mortal da história e que impactos ele causou no mundo?

No início deste século, mais precisamente em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 na escala Richter atingiu a costa da ilha indonésia de Sumatra, no Oceano Índico. O forte tremor gerou um tsunami tão devastador que é considerado até agora como o mais mortal da história.

Isso de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (na sigla NOAA), que revela: naquela ocasião, as ondas gigantescas do tsunami atingiram 50 metros de altura e danificaram populações em diferentes países.

Onde ocorreu tsunami mais devastador da história

De acordo com a Enciclopédia Britânica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), esse tsunami durou sete horas e teve impactos catastróficos em todo o Oceano Índico.

“Uma vez gerado, o tsunami se irradiou em todas as direções, atingindo as costas da Indonésia e das Ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, 20 minutos após o terremoto, e a costa nordeste da Somália, na África, sete horas depois”, acrescenta a agência norte-americana.

As ondas oceânicas foram observadas em mais de 100 estações costeiras nos oceanos Atlântico e Pacífico, e 17 países do sudeste e sul da Ásia e do leste e sul da África alertaram sobre as consequências.

As ondas variaram de intensidade dependendo de vários fatores (como localização relativa e elevação da costa) dos locais onde o tsunami chegou. Na Somália, por exemplo, a altura das ondas ficou entre 3,4 a 9,4 metros. Enquanto isso, na província indonésia de Aceh, no norte de Sumatra, as ondas atingiram 51 metros, causando inundações de até cinco quilômetros para o interior.

Por que o tsunami de 2004 na Indonésia é considerado o mais mortal de todos os tempos

As estimativas indicam que cerca de 1,7 milhão de pessoas ficaram desabrigadas e mais de 225 mil foram mortas ou desapareceram no tsunami, tornando-o este o mais mortal da história.

Por sua vez, as ondas e os detritos varreram casas destruídas e infraestruturas essenciais, e os serviços básicos foram interrompidos. O solo, a vegetação e as plantações também foram danificados como resultado da inundação por água salgada.

Como conclui a NOAA, “o desastroso tsunami destacou a realidade de que eventos catastróficos como estes também ocorrem fora do Pacífico. Ele aumentou a conscientização global e a motivação para estabelecer sistemas de alerta, e mitigação em todo o mundo para garantir que uma tragédia como essa não aconteça novamente”, conclui a instituição cientifica.

Fonte: National Geographic.

Foto: John Stanmeyer.