Mais antigo que pirâmides, complexo de 7 mil anos é achado na República Checa

Restos de uma estrutura da Idade da Pedra de cerca de 7 mil anos foram investigados em Praga, na República Tcheca. O complexo circular erguido por uma antiga comunidade sedentária e agrícola é mais antigo do que o Stonehenge (construído provavelmente há 4,6 mil anos) e as pirâmides egípcias (cerca de 4,5 mil anos atrás).

Conhecida como roundel, a estrutura fica no distrito de Vinoř e tem cerca de 55 metros de diâmetro, o que equivale ao tamanho da famosa Torre Inclinada de Pisa, na Itália. Sua existência foi descoberta na década de 1980, quando trabalhadores da construção civil estavam instalando oleodutos e gasodutos.

“Os chamados roundels são a evidência mais antiga de arquitetura em toda a Europa”, conta o arqueólogo Jaroslav Řídký, a Rádio Praga Internacional. “São uma série de valas circulares e estão sempre dispostas em círculo com duas, três, quatro ou mais entradas ao centro, sendo quatro as mais comuns”.

Em email enviado ao site Live Science, o especialista disse que “é muito cedo para dizer qualquer coisa sobre as pessoas que construíram este roundel”, porém, ele acredita que os indivíduos faziam parte da antiga cultura da louça ornamentada, que floresceu entre 4,9 mil a.C. e 4,4 mil a.C.

Até agora, os arqueólogos recuperaram fragmentos de cerâmica, ossos de animais e ferramentas de pedra na estrutura. A datação por carbono dos restos orgânicos pode ajudar a equipe a identificar a data de construção mais exata do completo e possivelmente vinculá-lo a um assentamento neolítico descoberto nas proximidades.

Os pesquisadores não sabem com exatidão para que servia o roundel, mas Řídký disse que essas estruturas provavelmente combinavam várias funções, sendo a mais importante a sócio-ritual. Os locais podem ter servido, por exemplo, para reuniões de um grande número de pessoas, talvez para comemorar eventos importantes como ritos de passagem, fenômenos astronômicos ou trocas econômicas.

“As primeiras descobertas [dos roundels] foram feitas na segunda metade do século 19, mas é claro que na época ninguém sabia o que eram. As primeiras interpretações consideradas foram que eram construídas para defesa, ou eram currais para gado”, disse o pesquisador, a Rádio Praga.

A parte interna de cada estrutura era forrada com postes de madeira e possivelmente com lama cobrindo as lacunas. Centenas dessas obras de terraplenagem circulares foram encontradas em toda a Europa central, mas todas datam de apenas dois ou três séculos. Muitas desapareceram repentinamente do registro arqueológico por volta de 4,6 mil a.C, mas o porquê delas terem sido abandonadas ainda é um mistério.

“Houve simplesmente algum tipo de mudança social, onde os roundels não podiam mais cumprir a função que tinham antes e eles simplesmente pararam de ser usados”, supõe Řídký. “E sabemos que foi por volta de 4,6 mil a.C., temos evidências disso em todas as áreas onde ocorrem roundels”.

Fonte: Revista Galileu.

Foto: Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências.