Mais de 1,5 mil voluntários foram às praias da capital potiguar no sábado (17) para ações de recolhimento do lixo e conscientização sobre o descarte correto de resíduos. As atividades ocorrerem em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza. Os mutirões passaram pelas praias do Meio, do Forte, Redinha, Ponta Negra, Areia Preta, Miami, além de diversos outros pontos da cidade.
Nayara Azevedo, coordenadora do Instituto Cidade Limpa, que atuou à frente das atividades, destaca que o trabalho conta com o apoio de vários segmentos da sociedade. “É uma ação democrática presente em todo o Brasil e em mais 190 países. Aqui em Natal, nos concentramos na orla, mas atuamos também como facilitadores em locais como escolas, por exemplo. Temos conosco a Prefeitura, o Idema, o segundo setor, que patrocina nosso kit de trabalho, além do terceiro setor, que são as ONGs”, frisa Azevedo.
“Mas o principal parceiro são os voluntários”, destaca em seguida. A ação reuniu pessoas de todas as idades. Miguel de França, de 9 anos, fez a parte dele e juntou-se ao grupo que participava da ação na Praia do Forte. “A gente vê muita sujeira nos locais públicos. Isso causa poluição, então eu vim para fazer a retirada do lixo. Já encontrei copo descartável, embalagem de canudo, enfim, muita coisa”, afirmou o menino.
Heitor Costa, de 12 anos, explicou que já tem o hábito de fazer ações semelhantes e encontrou nas atividades deste sábado a oportunidade de levar conscientização às pessoas mais uma vez. “É preciso respeitar nossa própria casa. A gente tem que descartar o lixo de maneira correta, pensar em reciclagem e respeitar a natureza para ter um mundo melhor”, disse o adolescente, em forma de apelo.
Fonte: TN
Foto: Adriano Abreu.