10 patrimônios históricos brasileiros reconhecidos pela Unesco

No dia 17 de agosto foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo de Andrade, historiador e jornalista responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937. A autarquia do Governo Federal possui a missão de proteger e preservar o patrimônio cultural material e imaterial do país.

Conheça 10 locais no Brasil que são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônios Mundiais Culturais
  1. Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais

A cidade de Ouro Preto foi o centro da corrida pelo ouro no século 18. No entanto, com a desaceleração da mineração no local, no século 19, a cidade perdeu prestígio, mas suas construções históricas permanecem.

  1. Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

A cidade, fundada pelos portugueses no século 16, tem sua origem na produção de açúcar. Chegou a ser um dos locais mais ricos do Brasil Colônia e foi reconstruída após ser saqueada e destruída por invasores holandeses.

  1. Conjunto Moderno da Pampulha, Minas Gerais

Construído entre 1942 e 1943, em Belo Horizonte, o projeto original foi encomendado pelo então prefeito Juscelino Kubitscheck, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros grandes artistas e profissionais, entre eles, o pintor Cândido Portinari.

  1. Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais

Ao sul de Belo Horizonte, na cidade de Congonhas do Campo, fica o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, igreja construída na segunda metade do século 18, com interior inspirado no barroco italiano. É ali que estão as famosas esculturas do mestre Aleijadinho, feitas em pedra-sabão e consideradas obras do rococó.

  1. Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal

Projetada do zero para ser a capital do país, Brasília foi construída entre 1956 e 1960, um marco na história mundial do planejamento urbano orquestrado por Lúcio Costa e com edificações memoráveis assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

  1. Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul

Tombadas em 1983 pela Unesco, as Ruínas de São Miguel das Missões são valiosos resquícios do que, nos séculos 17 e 18, foram cinco missões jesuíticas nas terras pertencentes aos indígenas Guarani.

  1. Centro Histórico de Salvador, Bahia

Salvador foi a primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763 e testemunhou os principais acontecimentos do período colonial, abrigando o primeiro mercado de pessoas escravizadas das Américas. A cidade foi capaz de preservar muitos edifícios neoclássicos.

  1. Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro

Localizado na antiga área portuária, no centro do Rio de Janeiro, o sítio abrange toda a Praça do Jornal do Comércio. O antigo porto de pedra foi construído para o desembarque de pessoas escravizadas a partir de 1811, quando chegaram por ali cerca de 900 mil africanos.

  1. Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí)

O local em São Raimundo Nonato reúne cavernas com algumas das mais antigas pinturas rupestres do país, que chegam a ter 25 mil anos de idade, evidências expressivas de civilizações muito antigas na América Latina.

  1. Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro

O Sítio de Paraty e Ilha Grande é o primeiro patrimônio mundial misto do Brasil. Sua área compreende porções territoriais de oito municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O centro histórico de Paraty é a região que abriga a maior parte da herança histórica desse complexo, já que a cidade funcionou como porto de entrada de mercadorias e pessoas escravizadas, além de escoamento do ouro vindo de Minas Gerais e, posteriormente, do café do Vale do Paraíba.

Fonte: G1, Revista Casa e Jardim.