No dia 17 de agosto foi comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo de Andrade, historiador e jornalista responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937. A autarquia do Governo Federal possui a missão de proteger e preservar o patrimônio cultural material e imaterial do país.
Conheça 10 locais no Brasil que são reconhecidos pela UNESCO como Patrimônios Mundiais Culturais
- Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais
A cidade de Ouro Preto foi o centro da corrida pelo ouro no século 18. No entanto, com a desaceleração da mineração no local, no século 19, a cidade perdeu prestígio, mas suas construções históricas permanecem.
- Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
A cidade, fundada pelos portugueses no século 16, tem sua origem na produção de açúcar. Chegou a ser um dos locais mais ricos do Brasil Colônia e foi reconstruída após ser saqueada e destruída por invasores holandeses.
- Conjunto Moderno da Pampulha, Minas Gerais
Construído entre 1942 e 1943, em Belo Horizonte, o projeto original foi encomendado pelo então prefeito Juscelino Kubitscheck, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros grandes artistas e profissionais, entre eles, o pintor Cândido Portinari.
- Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Minas Gerais
Ao sul de Belo Horizonte, na cidade de Congonhas do Campo, fica o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, igreja construída na segunda metade do século 18, com interior inspirado no barroco italiano. É ali que estão as famosas esculturas do mestre Aleijadinho, feitas em pedra-sabão e consideradas obras do rococó.
- Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
Projetada do zero para ser a capital do país, Brasília foi construída entre 1956 e 1960, um marco na história mundial do planejamento urbano orquestrado por Lúcio Costa e com edificações memoráveis assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
- Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
Tombadas em 1983 pela Unesco, as Ruínas de São Miguel das Missões são valiosos resquícios do que, nos séculos 17 e 18, foram cinco missões jesuíticas nas terras pertencentes aos indígenas Guarani.
- Centro Histórico de Salvador, Bahia
Salvador foi a primeira capital do Brasil, entre 1549 e 1763 e testemunhou os principais acontecimentos do período colonial, abrigando o primeiro mercado de pessoas escravizadas das Américas. A cidade foi capaz de preservar muitos edifícios neoclássicos.
- Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Rio de Janeiro
Localizado na antiga área portuária, no centro do Rio de Janeiro, o sítio abrange toda a Praça do Jornal do Comércio. O antigo porto de pedra foi construído para o desembarque de pessoas escravizadas a partir de 1811, quando chegaram por ali cerca de 900 mil africanos.
- Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí)
O local em São Raimundo Nonato reúne cavernas com algumas das mais antigas pinturas rupestres do país, que chegam a ter 25 mil anos de idade, evidências expressivas de civilizações muito antigas na América Latina.
- Centro Histórico de Paraty, Rio de Janeiro
O Sítio de Paraty e Ilha Grande é o primeiro patrimônio mundial misto do Brasil. Sua área compreende porções territoriais de oito municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O centro histórico de Paraty é a região que abriga a maior parte da herança histórica desse complexo, já que a cidade funcionou como porto de entrada de mercadorias e pessoas escravizadas, além de escoamento do ouro vindo de Minas Gerais e, posteriormente, do café do Vale do Paraíba.
Fonte: G1, Revista Casa e Jardim.