Antigo santuário dedicado ao deus grego Poseidon é descoberto na Grécia

Escavações feitas por especialistas revelaram restos de uma construção que pode ter pertencido ao santuário de Poseidon, na antiga cidade de Samikon, na Grécia. O fascinante achado foi divulgado no último dia 7 de outubro, em comunicado compartilhado no Facebook pelo Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas.

O projeto de pesquisa é uma colaboração com o Ephorate of Antiquities of Elis (EAE), na Grécia, com a assistência de pesquisadores das universidades de Mainz e Kiel, na Alemanha

Na primeira fase de escavação, concluída no final de setembro de 2022, os arqueólogos encontraram partes da fundação de um grande edifício de 9,4 metros de largura. Camadas grossas de telhas preenchem o espaço entre as paredes do suposto santuário.

Com base nas anomalias da geofísica, os pesquisadores estimam que o templo tinha ao 28 metros de comprimento, com duas salas interiores, um pronaos (vestíbulo na frente de um templo clássico) e um opistódomo (santuário interno ou sala dos fundos).

Se a construção corresponder ao santuário de Poseidon, o deus do mar na mitologia grega, a descoberta corrobora a afirmações do antigo autor grego Estrabão em sua obra enciclopédica Geografia, concluída por volta de 20 d.C.

Além disso, o lugar foi datado como sendo do período arcaico (de 800 a 480 a.C.) devido à presença de fragmentos de um telhado lacônico e um perirranterion de mármore, isto é, uma bacia de água usada especificamente para rituais, de acordo com o portal Ancient Origins.

“Esta descoberta permite novas perspectivas sobre a importância política e econômica da anfictionia [liga ou conselho] das cidades trifílias [na área do antigo Peloponeso] no século 6 a.C., para as quais o santuário de Poseidon em Samikon formou o centro da sua identidade religiosa e étnica”, explica o Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas.

A pesquisa que revelou o possível santuário deverá acontecer na área de Kleidi Hill, em Samikon, até 2026, já que o programa de cinco anos concluiu apenas seu primeiro período de escavação. O projeto visa estudar a topografia local e o templo, além de localizar o antigo porto de Samikon.

Fonte: Revista Galileu.

Foto: Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas/Reprodução/Facebook.