Arqueólogos descobrem suposta tumba de Rômulo, lendário fundador de Roma

Um santuário dedicado ao suposto fundador de Roma, Rômulo, foi descoberto durante escavações no Foro Romano, na capital italiana. Embaixo do artefato, há uma tumba feita de rocha calcária que mede cerca de 1,40 metros de comprimento e provavelmente foi construída no século 6 a.C.

Na mitologia romana, o rei de Alba Longa e tio-avô de Rômulo e seu irmão gêmeo Remo ordenou que a sobrinha, mãe dos bebês, os assassinassem. A mulher, entretanto, colocou as crianças em uma cesta no rio Tibre, que acabou indo parar embaixo de uma figueira.

Reza a lenda que uma loba encontrou os gêmeos e os criou. Mais tarde eles descobriram sua ancestralidade e assassinaram o rei, mas, infelizmente, um desentendimento levou Rômulo a matar Remo. O irmão que permaneceu vivo se tornou o novo rei da região e fundou a cidade de Roma.

O Foro Romano está situado entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino e era o grande centro da Roma Antiga, onde aconteciam as decisões políticas importantes. Foi durante uma escavação em 2019 que os especialistas encontraram o altar dedicado a Rômulo, segundo os especialistas.

“Roma sempre nos maravilha com seus tesouros. Dentro do Foro Romano, uma nova e emocionante descoberta arqueológica: um hipogeu [monumento funerário subterrâneo] com um sarcófago tufo do século 6 a.C. Obrigada à equipe de estudiosos que conduziu a pesquisa”, disse Virginia Raggi, prefeita de Roma, em um tweet.

Segundo os especialistas, o altar foi enterrado perto de um antigo santuário batizado de Lapis Niger, localizado abaixo da escada de entrada da Cúria, onde os senadores se reuniam para votar. É lá que os antigos morados da cidade acreditavam que Rômulo estava enterrado — mesmo que nenhum osso tenha sido encontrado dentro do caixão.

“Não é por acaso que no eixo subterrâneo está sob o Lapis Niger, a pedra negra indicada como um local fúnebre porque está relacionado à morte de Rômulo”, disse Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, segundo o La Repubblica.

Fonte: Revista Galileu.

Foto: Parco Archeologico del Colosseo.