A elaboração de bebidas alcoólicas exige muito do meio ambiente. São necessários cerca de 20 galões de água para produzir uma única porção de cerca de 230 ml de cerveja e 30 galões para cada porção de cerca de 140 ml de vinho. Depois, há a produção de vidro e alumínio para recipientes de álcool, o plástico e o papelão para embalagens e o consumo de energia para refrigeração doméstica e de varejo. Muitos tipos de álcool são produzidos apenas em um ou alguns lugares , Tequila no México, Whiskie na Escócia, Bourbon em Kentucky , exigindo transporte de longa distância para chegar aos consumidores.
Os ingredientes mais comuns na produção de álcool – uvas, trigo, cevada, lúpulo, açúcar – são algumas das safras que mais consomem água e energia no planeta. A fabricação de cerveja e a fermentação também requerem grandes quantidades de energia. Embora, estimativas específicas da pegada de carbono da indústria de bebidas alcoólicas não estejam disponíveis, as Academias de Engenharia e Medicina afirmam que a indústria mais ampla de alimentos e bebidas é uma das mais insustentáveis do mundo, contribuindo para cerca de 60% da perda de biodiversidade e 30% das mudanças climáticas causadas pelas emissões em todo o mundo.
À medida que a mudança climática se aproxima a ajuda está a caminho. Estão surgindo inovações e tecnologias para reduzir a pegada ambiental da indústria de bebidas alcoólicas, enquanto alguns grandes fabricantes estão tomando medidas para tornar a produção mais sustentável. Aqui estão alguns exemplos: desidratar a cerveja para facilitar o transporte com um sexto do peso e do volume da cerveja tradicional e, em seguida, reidratá-la quando estivesse pronto para bebê-la
Outra solução sustentável para a indústria da cerveja: o lúpulo, que dá à cerveja seu aroma e sabor característicos, é uma das partes mais caras do processo. Cerca de 230 g de lúpulo, que pode produzir de 10 a 25 galões de cerveja dependendo da receita, pode custar mais de R$ 80,00. A produção de lúpulo também é um devorador de água. O cultivo de 450 g requer cerca de 300 a 450 galões de água, dependendo do clima local e das condições do solo. Para superar esse obstáculo, algumas industrias começaram a promover seus sabores derivados de levedura como uma alternativa confiável e de baixo custo ao lúpulo.
Fontes National Geographic, Ambiente Brasil.
Boa matéria. Creio que muita gente desconhece. Tem que saber o valor da água
Que matéria interessante! Importante percebermos que os recursos naturais são a base da economia e que é essencial buscarmos formas sustentáveis de produção. Parabéns!!!