Cientistas da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos EUA, acabam de anunciar um produto sustentável que pode, futuramente, ajudar a substituir o plástico filme para embalar alimentos. É uma fibra à base de amido que, além de ter propriedades antibacterianas, protege os alimentos, evitando que eles amassem.
Com um aspecto de teia de aranha, o material é aplicado no alimento com uma máquina que se parece com um secador de cabelo. A fibra é removível com água, além de ser biodegradável: ela se dissolve no solo em três dias.
O cientista responsável pela criação, Philip Demokritou – que também é professor da escola de saúde pública de Harvard – explicou ao site Springwise sobre o produto desenvolvido. “Transformamos biopolímeros, que podem ser derivados do desperdício de alimentos, em fibras inteligentes para embalar alimentos diretamente”, disse à publicação.
O material contém agentes antimicrobianos que protegem os alimentos contra doenças e deterioração. No experimento, a vida útil dos abacates foi prolongada em 50%.
Além disso, por ser moldável ao objeto, alimentos de qualquer forma e tamanho – como carnes ou frutas – podem ser embalados pela fibra.
Fontes: Um só Planeta, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.