Com telhado verde em paradas de ônibus, Reino Unido quer mais estruturas ‘amigas das abelhas’

Abelhas, borboletas e outros polinizadores ficarão felizes em saber que mais e mais “paradas de ônibus amigas das abelhas” estão surgindo no Reino Unido este ano. Os polinizadores são extremamente importantes para o meio ambiente: eles voam de planta em planta coletando pólen, que é vital para ajudar as plantações e as flores silvestres nativas a se reproduzirem. Mas esses animais vêm enfrentando desafios crescentes por conta da poluição, mudanças climáticas e perda de habitat.

É isso que os pontos de ônibus “pró-abelhas” esperam ajudar a mudar. As paradas foram introduzidos pela primeira vez em Utrecht, na Holanda, onde agora existem mais de 300 delas, informa a BBC. Os telhados dos pontos de ônibus são transformados em minijardins cheios de plantas e flores silvestres nativas que atraem os polinizadores.

A ideia é que, em áreas bastante urbanizadas, eles forneçam um lugar para os insetos prosperarem, o que pode ajudá-los a polinizar em outros lugares, levando ao crescimento de mais plantas e, eventualmente, contribuindo para diminuir a poluição.

Os telhados verdes têm que ser especialmente projetados porque o solo pode ficar muito pesado quando está cheio de água. Para reduzir a quantidade de resíduos produzidos pelo projeto, a Clear Channel – empresa responsável por cuidar desses pontos de ônibus especiais – só os instala quando um ponto de ônibus precisa ser substituído.

Espera-se que o Reino Unido tenha pelo menos 1.000 deles nos próximos anos. Outros países da Europa, como França e Bélgica, também estão aderindo ao projeto, conforme a Clear Channel.

Fonte: Um só Planeta.

Foto: Clear Channel UK / Divulgação.