Como Tornar sua Vida Sexual Mais Sustentável

A preocupação com o meio ambiente está fazendo pessoas mudarem seus hábitos na hora de comer, comprar e viajar. E para algumas delas, a busca pela sustentabilidade chegou também à intimidade na cama.

Nos últimos anos, vem crescendo a oferta de produtos tais como preservativos veganos e métodos anticoncepcionais que não geram resíduos. São iniciativas que fazem parte de uma nova tendência, o sexo eco-friendly, ou algo como “sexo ambientalmente correto”.

Entretanto, é preciso cuidado com produtos mais ecológicos, pois eles muitas vezes têm limitações na comparação com métodos comprovadamente muito eficientes na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e na contracepção. Antes de tomar qualquer decisão sobre sua saúde sexual, é aconselhável que você converse com algum médico ou profissional da área.

“Para alguns, ser ecologicamente correto no sexo significa escolher lubrificantes, brinquedos, lençóis e preservativos que gerem menos impacto no planeta; para outros, significa reduzir práticas nocivas na produção da pornografia, aos trabalhadores e ao meio ambiente.

A maioria dos preservativos é feita de látex sintético e usa aditivos e produtos químicos que impedem a biodegradação. Por isso, as camisinhas não podem ser recicladas.

O Fundo de População das Nações Unidas estima que cerca de 10 bilhões de preservativos masculinos de látex são fabricados a cada ano, e a maioria é descartada em aterros sanitários.”, de acordo com Harriet Orell.

Fontes: BBC, Econoticias, Terra.