Coquetel Perfeito Para Gerar Nova Pandemia

Animais como os ratos e os morcegos, quando seus ambientes naturais são devastados, adaptam-se a áreas degradadas mais próximas do ser humano,  aumentando assim o perigo de transmissão de novas doenças devido à presença deles nessas regiões. Exemplo disso é a origem do vírus do Nipah, mais mortal do que o ebola, sem cura, e que aparece todos os anos. O patógeno saltou dos morcegos aos porcos, e depois aos seres humanos, em 1998.

Não é um caso exótico. O número de doenças que potencialmente podem alimentar uma pandemia não parou de crescer nos últimos anos. Se em meados do século passado apareciam um ou dois a cada ano, nas três últimas décadas o número de surtos de doenças infecciosas detectadas se multiplicou por três, de acordo com um estudo da Universidade Brown (Estados Unidos).

É preciso que agora entendamos a mensagem da comunidade científica de que há três ingredientes que fazem um coquetel perfeito para a atual pandemia, e que podem ser ainda mais importantes na próxima: a destruição de ecossistemas, a diminuição da biodiversidade e o comércio de animais selvagens. A isso se une a grande mobilidade do ser humano, que pode chegar a qualquer ponto do planeta em questão de horas.

Entre os pequenos gestos por meio dos quais podemos ajudar a deter a próxima pandemia não estão somente hábitos de vida, mas também tomar consciência de questões fundamentais, como a responsabilidade que advém do direito ao voto. Nele reside o poder de escolher, por exemplo, uma gestão que dê incentivo ao uso da bicicleta, tornando-o mais atrativo; que torne mais acessíveis as viagens de trem, um dos meios de transporte mais ecológicos; e que impulsione outras ações as quais tornem nossa vida mais sustentável, não significando um sacrifício, dentro de propostas que visem aos aspectos econômico, social e de tempo.

Fontes: El País, Unicef, Jovens Indigenas

 

2 Comments

  1. Andreia AP.Silva Meira said:

    Verdade, humanidade precisa tá mais atenta na natureza e na escolha dos seus governantes!

    26/12/2021
  2. Bernardo said:

    Concordo totalmente

    26/12/2021

Comments are closed.