Perto das muralhas históricas da cidade de Nový Jičín, em Morávia-Silésia, na República Tcheca, arqueólogos encontraram uma cozinha bem preservada do século 15. O achado foi divulgado no Facebook no dia 30 de julho pelo Museu Novojičínska, uma das organizações líderes da pesquisa.
A cozinha fica em uma casa medieval, construída de troncos sobre um alicerce de pedra, no centro histórico da cidade. Debaixo do chão estavam os restos do edifício da Idade Média. O cômodo de 600 anos estava equipado ainda com um forno de tijolos e uma lareira.
Devido à localização das ruínas do imóvel, Pavel Stabrava, especialista do museu, avalia que o local pode ter pertencido a uma família burguesa. Contudo, acredita-se que os membros mais ricos dessa classe econômica não moravam por lá, mas sim ao redor da praça de Nový Jičín.
“Como a casa estava localizada perto das muralhas da cidade, esta seria de uma família burguesa menos abastada”, explica Stabrava, segundo o Prague Morning. “Os burgueses mais ricos teriam vivido nas chamadas casas de ‘cervejaria’ ao redor da praça da cidade.”
Os arqueólogos também descobriram potes de cerâmica intactos com suas tampas e uma colher de cozinha de madeira. Havia sinais de fogo nas paredes da casa escavada, o que sugere que seus habitantes podem ter sido paraçados a escapar durante um ataque incendiário de hussitas, que conquistaram Nový Jičín em 1427.
Os hussitas eram um movimento de reforma religiosa protestante que lutou contra a hierarquia política e religiosa católica na Boêmia durante as Guerras Hussitas de 1419 a 1434. “Várias fontes históricas independentes mencionam o cerco e a conquista da cidade, incluindo o massacre de alguns de seus cidadãos”, conta o pesquisador, de acordo com o portal Ancient Origins.
František Kolář, do Instituto do Patrimônio Nacional, que participou na escavação, afirma que a população da área vivia provavelmente em grande parte em casas de madeira, mas ainda pouco se sabe sobre seus cidadãos medievais.
“Não há muitas escavações arqueológicas no centro histórico da cidade”, ele diz. “Esta é uma dos primeiras que foram feitas e esperamos poder continuar com as escavações à medida que as casas históricas forem reformadas.”
Os artefatos da cozinha estão agora em processo de conservação e depois serão armazenados nos depósitos do Museu Novojičínska. Alguns dos potes de cerâmica estavam na lareira do local, sugerindo que tinham acabado de ser lavados e colocados lá para secar antes que os moradores fugissem e os abandonassem para sempre.
Fonte: Revista Galileu,
Foto: Národní památkový ústav/Facebook/Reprodução.