“É hora de agir, e agir juntos” contra as mudanças climáticas, a pandemia e a pobreza, exortou o Papa Francisco em um texto divulgado neste domingo (31) pelo jornal italiano Il Corriere della Sera.
Para vaticanistas é um consenso: a pauta verde deve ser a principal marca do atual papado. Papa Francisco disse que a COP26 precisa “oferecer, urgentemente, repostas eficazes para a crise ecológica sem precedentes e para a crise de valores em que vivemos”. E só isso permitirá uma “esperança concreta às futuras gerações”.
Não é a primeira vez que o sumo pontífice busca pautar as discussões da cúpula climática. Em 2015, o Acordo de Paris foi assinado sob forte influência da Laudato Si’, que havia sido publicada naquele ano e entrou para a história como a primeira encíclica da história da Igreja a abordar o meio ambiente.
Neste ano, Francisco chegou a cogitar ir a Glasgow. Contudo, por razões não divulgadas, o Vaticano informou no início de outubro que a participação oficial católica será restrita a uma delegação chefiada pelo secretário de Estado, o cardeal italiano Pietro Parolin.
Fontes: Rd News, Isto É, CNN, G1.