Um novo fenômeno meteorológico chamado “Lago Atmosférico” foi descoberto por um grupo de cientistas após um estudo realizado pela União Geofísica Norte-Americana (AGU).
Conforme relatado por essa agência através do seu site, essa tempestade ocorre principalmente na parte ocidental do Oceano Índico, e já está se movendo em direção à África. Isso ocorre como resultado da formação de correntes de vapor d’água, ao contrário de outras tempestades mais comuns que se originam de um vórtice (uma estrutura de nuvens em forma de espiral que se forma em camadas atmosféricas baixas).
Duram vários dias seguidos e é comum durante o ano
Essa tempestade identificada, relatam os pesquisadores, ocorre por vários dias consecutivos e várias vezes ao longo do ano. Diante dessa situação, o cientista Brian Mapes garantiu que para o estudo realizado foram utilizados dados de até 17 satélites com a finalidade de localizar lagos atmosféricos com duração de pelo menos seis dias.
No que diz respeito às suas características, deslocam-se para oeste e deixam chuvas nas zonas mais áridas da costa leste africana. Essas precipitações se formam devido às densas concentrações de vapor.
Chuvas “significativas” na África Oriental
Mapes também falou sobre a probabilidade de chuva nessa área da África, qualificando-a como uma área árida em média. Disse ainda que a precipitação que essas tempestades podem produzir é “significativa” nessas zonas, porquanto ocorre onde não é frequentemente registrada.
Por outro lado, em relação ao estudo realizado, os investigadores concluíram que esse fenômeno “pode ter passado despercebido”, pois a meteorologia tradicional “tende a centrar-se mais nas características dos campos de vento”.
Fonte: AS.