Imagem do dia

As altas temperaturas registradas no Rio Grande do Sul, nas primeiras semanas de fevereiro, geraram uma cena inusitada. Em Santa Maria, na Região Central do estado, a onda de calor derreteu cones de trânsito.

Fonte: g1.

Foto: Divulgação.

Ontem, foi publicado aqui no Carbono Zero a matéria: Sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias (Fonte: CNN), e isso gerou uma série de indagações se essa informação não era exagerada.

Ainda ontem a noite, de acordo com o g1: Sensação térmica pode chegar a 70ºC nos próximos dias e que  mais uma vez o Brasil está sofrendo com as altas temperaturas causadas por uma forte onda de calor, que começou nesta quarta-feira (12). O fenômeno deve se estender ao menos até dia 21 de fevereiro e pode fazer com que algumas cidades tenham marcas até 7°C acima do esperado para o mês.

Com a expectativa de dias muito quentes, circula nas redes sociais que a sensação térmica em alguns locais poderia chegar a 70ºC.

De acordo com os meteorologistas, apesar de, na teoria, isso ser possível, está descartado que aconteça nos próximos dias, principalmente por conta da baixa umidade prevista.

Sensação de 70ºC é possível?

Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que o registro de uma sensação térmica de 70ºC é possível, mas o cenário é improvável nesse período de onda de calor.

Isso por que a sensação térmica depende de uma série de variáveis, principalmente temperatura e umidade do ar.

Assim, de acordo com uma tabela elaborada pelo Núcleo Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), “para atingirmos uma sensação térmica de 70°C, a temperatura deveria ser de no mínimo 41°C e, no mesmo horário, a umidade relativa do ar precisaria estar em torno de 80%”, explica a meteorologista.

Sensação térmica e temperatura

Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva ao conceito de sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros.

Sensação térmica NÃO é a mesma coisa que temperatura. É uma equação proveniente da junção de uma série de variáveis. Em geral, temperatura, vento e umidade relativa do ar.

Quando o ar está muito seco e quente, a sensação térmica no corpo é de uma temperatura um pouco abaixo do que o termômetro estaria marcando. Já o excesso de umidade junto com uma temperatura alta tende a provocar uma sensação de abafamento, de mais calor do que os termômetros estão efetivamente medindo.

Mas, nada melhor, que uma imagem.