Liberação de caça no país não é aprovada por 90% dos brasileiros

Nove em cada dez brasileiros não aprovam a ideia de liberar a caça no país. A informação faz parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em todo país, a pedido da organização WWF-Brasil. Os números foram divulgados no dia  21/09.

Ao todo, foram entrevistadas 1.088 pessoas, a partir dos 16 anos, em todas as cinco regiões do país. Os entrevistados responderam a duas perguntas: “Você concorda com a ideia de autorizar a caça de animais no Brasil?” e “Votaria em quem apoia a caça no Brasil?”.

Do total, 90% discordaram da ideia de autorizar a caça, 9% concordaram e 1% não soube responder. A rejeição é maior entre as mulheres (93%) e entre residentes das regiões metropolitanas (93%).

Na pergunta sobre eleições, 88% dos entrevistados disse que não votaria em candidatos que apoiam a caça. Mais uma vez, a rejeição é maior entre o público feminino e entre moradores de regiões metropolitanas, com 91% para ambos. Apenas 10% dos entrevistados votariam em candidatos que apoiam esta pauta e 3% não soube responder.

Atualmente, a caça é liberada no país apenas para espécies como o javali, considerado um invasor. Apesar disso, a quantidade de CACs (colecionadores, atiradores e caçadores) aumentou exponencialmente no país de 2018 para cá.

O número de armas em circulação também deu um salto: de 350,6 mil em 2018 para 1.006.725 em 2021. Na região amazônica, conhecida pelos conflitos fundiários, o aumento no número de armas foi de 700%.  Os números são dos Institutos Igarapé e Sou da Paz.

Fonte: ((O))Eco.

Imagem: Pixabay.