A palavra Natureza vem do latim natura significando nascimento. É a personificação da Mãe Natureza, foi extremamente popular na Idade Média e pode ter as raízes traçadas a partir da Grécia Antiga.
Gaia é a deusa da Terra ou simplesmente Mãe-Terra nas mitologias gregas e romana. Segundo o poeta Hesíodo, Gaia é a personificação do mundo se formando. É a própria Terra divinizada.
Por tudo isso, Gaia é a base de todas as outras coisas que vieram depois dela. Surgida do Caos, ela é a origem de tudo, a fonte de toda a matéria: do céu, das montanhas e dos mares.
Apesar de toda a valorização milenar da natureza, ela vem sendo negligenciada por grande parte da humanidade. As novas gerações, representadas por milhões de jovens em centenas de países pedem urgentemente que os governos tomem decisões corajosas contra a emergência climática. São dias de protesto: dias dedicados ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao clima.
A natureza se torna “mãe natureza”, representada por Gaia. Dessa alta genealogia, decorre a afirmação de alguns dias atrás do secretário-geral da ONU, António Guterres, na véspera da cúpula climática: “A mãe natureza está zangada”.
A mesma mãe natureza que provoca catástrofes, fornece alimentos saudáveis e paisagens aconchegantes na qual podemos nos recuperar ao nos conectarmos com elas, tal qual um colo de mãe.
Sem mãe não há filhos, então cuidemos da Terra, mãe de todos, para que seus filhos possam continuar a viver e crescer nesta acolhedora e materna esfera terrestre.