O Reino Unido inaugurou o maior parque eólico offshore do mundo, o Hornsea 2, que se tornou totalmente operacional nos últimos dias. Ele faz parte de um grande projeto de desenvolvimento de parques eólicos da empresa de energia Orsted e tirou o título de maior do mundo de seu vizinho, o Hornsea 1.
Situado no Mar do Norte, a 88,5 quilômetros da costa de Yorkshire, na Inglaterra, o Hornsea 2 cobre uma área quatro vezes e meia o tamanho de Liverpool, que tem 118 quilômetros quadrados, e, segundo a BBC, pode gerar eletricidade suficiente para abastecer cerca de 1,3 milhão de residências.
Cada uma de suas 165 turbinas está a mais de 200 metros acima do nível do mar e suas pás chegam a 81 metros de comprimento. Patrick Harnett, diretor de programa do parque eólico Hornsea 2, disse à BBC que uma única rotação leva seis segundos e fornece energia suficiente para alimentar uma casa por um dia.
Apesar dos números superlativos, o local não deverá deter o posto de maior do mundo por muito tempo, já que projetos ainda mais grandiosos estão em construção nas proximidades do Mar do Norte. É o caso do parque eólico Dogger Bank, que, quando totalmente construído, será capaz de abastecer 6 milhões de casas. Ele deve entrar em operação em 2023.
Mas a Orsted não pretende ficar parada. A empresa já está planejando construir o Hornsea 3. Segundo o portal Design Taxi, o projeto do novo mega parque eólico acabou de receber a aprovação do governo britânico.
Fontes: Um Só Planeta, Época Negócios.
Foto: Arild Lilleboe / Getty Images.