Maioria dos viajantes brasileiros está disposta a pagar mais por opções de viagem mais ecológicas, diz Booking.com

Uma nova pesquisa que será lançada nesta semana pela Booking.com a qual o Um Só Planeta teve acesso com exclusividade afirma que 55% dos viajantes brasileiros estão dispostos a pagar mais por opções de viagem mais ecológicas. Para quatro em cada cinco (83%) brasileiros, é necessário agir agora para fazer escolhas mais conscientes e deixar um planeta mais saudável para as gerações futuras. O país foi o quarto mais engajado neste quesito, atrás apenas de Quênia, Filipinas e Tailândia, e empatado com a Índia.

No entanto, o levantamento — que entrevistou mais de 33 mil viajantes de 35 países — traz à tona um dilema vivido por muitos dos viajantes. Em um momento de incertezas, 32% acreditam que a crise ambiental tende a piorar nos próximos meses, mas 40% afirmam que também haverá uma piora no custo de vida, deixando as pessoas sem saber o que priorizar ao tentarem conciliar o que é importante para elas com as demandas da vida cotidiana.

No Brasil, 90% dos viajantes disseram que querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses, mas 67% afirmam que a crise energética global e o aumento do custo de vida estão impactando seus planos de gastos. Apesar disso, a maioria (55%) se diz disposta a pagar mais por viagens mais sustentáveis.

Mais da metade (54%) dos turistas do país gostaria de descontos e incentivos econômicos para fazer escolhas ecológicas e 48% se sentiriam encorajados a viajar de forma mais consciente se recebessem pontos de recompensa por essas escolhas, que poderiam usar, por exemplo, para obter benefícios grátis ou descontos extras em sites de reservas.

“Viajar pode ser uma paraça para o bem, e os próprios viajantes estão demonstrando ser os agentes da mudança hoje, adotando hábitos de viagem mais sustentáveis e buscando experiências responsáveis. Estamos prestando atenção e, junto com nossos parceiros do setor, estamos liderando uma mudança positiva e examinando cada parte das viagens para apoiar os viajantes e beneficiar as comunidades locais e seus entornos”, afirma Glenn Fogel, CEO da Booking.com.

Fonte: Um Só Planeta.

Foto: Thomas Barwick/GettyImages.