O protótipo de um carro solar, feito em 2018 pela startup Lightyear, parece ter finalmente saído do papel. Na semana passada, a empresa holandesa anunciou o lançamento do Lightyear 0, um veículo elétrico movido à luz do sol que é capaz de rodar por até sete meses em determinados países, sem necessidade de carregamento.
Segundo a fabricante, o veículo consome 10,5kWh por cada 100 quilômetros percorridos em uma velocidade média de 110 km/h. Ele é equipado com cinco metros quadrados de matrizes solares, que permitem a captação de energia para rodar 70 quilômetros por dia. Por isso, o veículo seria capaz de trafegar por mais de um semestre em trajetos de 35 quilômetros dentro de países que não registram frios intensos.
Esta primeira versão recebeu o número zero como nome, pois é o primeiro de uma sequência que a empresa planeja lançar nos próximos anos. “Depois de seis anos de testes e redesigning, e de enfrentar inúmeros obstáculos, o Lightyear 0 é prova de que o impossível pode se tornar possível. O carro vai abrir caminho para uma nova era de mobilidade limpa”, disse Lex Hoefsloot, o fundador da empresa.
Em sua estrutura interna, o automóvel traz um design minimalista, materiais veganos, assentos de camurça e microfibra ecológica. Com 1.575 quilos e um coeficiente de arrasto menor que 0,19 (escala que mede a estabilidade de um motorizado), ele promete ser o veículo elétrico familiar mais aerodinâmico que existe.
O Lightyear 0 já está disponível para venda, sob o custo de 250 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão, na cotação atual). Neste primeiro momento, a empresa está produzindo apenas 946 unidades, com entrega prevista para novembro. O dinheiro levantado será usado para aprimorar a tecnologia e investir em novas versões, que devem chegar ao mercado com um “
Fontes: Um Só Planeta, Época Negócios.