Qual a diferença entre Efeito Estufa e Aquecimento Global?

O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados.

Ambos estão nas pautas de discussões dos acordos climáticos e são temas que necessitam de ações de todos os países do mundo, especialmente os mais poluidores.

É muito comum a confusão entre os termos efeito estufa e aquecimento global. Eles não são processos iguais. Porém, estão relacionados.

Entenda agora a diferença entre os dois fenômenos:

Efeito Estufa é o mecanismo que ocorre com a ação de gases que retêm calor na atmosfera do planeta é. É um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta.

Podemos comparar o efeito estufa como um “cobertor” que envolve a Terra e a mantém em temperatura adequada para a vida.

Porém, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera.

Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor.

É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.

Apesar de ter relação com as mudanças climáticas, o efeito estufa é o mecanismo que mantém a temperatura do planeta agradável e em condições ideais para a existência de vida. Ao contrário do que ocorre na Terra, Vênus tem o efeito estufa mais forte do sistema solar: o planeta é parecido com a Terra em termos de tamanho e massa, mas a temperatura na superfície chega a 484ºC, o suficiente para derreter chumbo.

Aquecimento Global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases. É um fenômeno climático que consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. Ele é o resultado da intensificação do efeito estufa.

Em resumo, o efeito estufa é processo natural que é intensificado pela ação humana e ocasiona o aquecimento global.

Gases do efeito estufa e o aquecimento global

 A intensificação do efeito estufa e o surgimento do aquecimento global são causados pela emissão de gases chamados de gases do efeito estufa. O principal deles é dióxido de carbono (CO2).

Entre os gases de efeito estufa, capazes de absorver radiação solar e aprisionar calor na atmosfera estão metano, óxido nitroso, clorofluorcarbonos, ozônio, vapor d’água e, principalmentedióxido de carbono (CO2).

As principais atividades que emitem gases de efeito estufa são:

  • Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Queima de combustíveis fósseis;
  • Atividades industriais.
 Consequências do aquecimento global

 Os cientistas acreditam que o aumento da temperatura média da Terra resultará em sérias consequências, das quais se destacam:

  • Derretimento das calotas polares;
  • Maior frequência de desastres naturais como furacões, enchentes e secas;
  • Alteração na produção de alimentos;
  • Desertificação;
  • Inundação de cidades litorâneas;
  • Extinção de espécies.

Fontes: Um Só Planeta, Toda Matéria, Diferença, Brainly.