Após passar por Fernando de Noronha, a expedição Voz dos Oceanos atraca em Natal e, na capital potiguar, apresenta projetos que visam proteger os manguezais e as águas do rio Potengi, o mais importante do Rio Grande do Norte.
Nos manguezais, uma boa notícia: não se vê lixo. Os pescadores locais são os primeiros a fiscalizar a limpeza das águas. Mas do outro lado do rio, infelizmente, o cenário é bem diferente. Há muitos anos, o Potengi sofre com o despejo de todo tipo de lixo.
Um projeto que oferece aulas de vela gratuitas para crianças e adolescentes, além de ensinar o esporte, também tem como objetivo fazer com que eles descubram, na prática, a importância da educação ambiental. O desafio da faxina, não só mobiliza a turma, como aumenta a esperança de uma geração mais consciente.
Também em Natal, a pesquisadora Maiara Menezes lidera um estudo para descobrir a que ponto o microplástico no mar contamina os peixes que compramos para comer e alerta:
“Esses compostos podem afetar o funcionamento do nosso fígado, gerando úlceras e outras más formações celulares que acabam se tornando cânceres, por exemplo”.
Fonte: Fantástico