A poluição do ar pode estar afetando a visão das crianças, enquanto ambientes com ar mais limpo ajudam a proteger, e até a melhorar, a saúde ocular, especialmente nos primeiros anos de vida. A conclusão é de um estudo internacional publicado nesta semana na revista científica PNAS Nexus.
Pesquisadores da Tianjin Medical University, do Reino Unido e de hospitais especializados em oftalmologia na China identificaram que a exposição a níveis mais baixos de poluentes atmosféricos, em especial o dióxido de nitrogênio (NO₂) e as partículas finas em suspensão (PM2.5), está diretamente associada à qualidade da visão sem óculos.
A descoberta reforça que reduzir a poluição do ar não apenas traz benefícios para o sistema respiratório, mas também pode ajudar a conter o avanço da miopia , condição em que objetos distantes ficam borrados e que tem crescido entre crianças, sobretudo na Ásia.
“Ar limpo não é só uma questão de saúde respiratória, também é de saúde visual. Nossos resultados mostram que melhorar a qualidade do ar pode ser uma estratégia eficaz para proteger a visão das crianças durante seus anos mais vulneráveis de desenvolvimento”, afirmou o professor Zongbo Shi, da Universidade de Birmingham, coautor do estudo.
Crianças mais novas são as mais sensíveis
Os cientistas usaram técnicas avançadas de aprendizado de máquina para analisar a interação entre fatores ambientais, genéticos e de estilo de vida. O estudo revelou que estudantes do ensino fundamental foram os que mais apresentaram melhorias na visão em ambientes menos poluídos. Já os mais velhos e aqueles com casos severos de miopia mostraram menor sensibilidade às mudanças ambientais, com maior influência de fatores genéticos.
Isso sugere que agir cedo, antes que os problemas de visão se agravem, pode fazer diferença significativa. De acordo com os pesquisadores, o ar poluído pode provocar inflamações e estresse nos olhos; reduzir a exposição à luz solar, essencial para o desenvolvimento ocular saudável; além de causar alterações químicas que mudam o formato do globo ocular, favorecendo o aparecimento da miopia.
Possíveis soluções
Entre as medidas apontadas pelo estudo estão a instalação de purificadores de ar em salas de aula, a criação de “zonas de ar limpo” próximas às escolas para reduzir a poluição de veículos e até o fechamento temporário de ruas para carros nos horários de entrada e saída dos alunos.
“A miopia está aumentando no mundo inteiro e pode levar a problemas graves na visão na vida adulta. Não podemos mudar os genes de uma criança, mas podemos melhorar o ambiente em que ela cresce. Se agirmos cedo, antes que a miopia avance, conseguimos fazer a diferença”, destacou a pesquisadora Yuqing Dai, também da Universidade de Birmingham.
Além disso, especialistas ressaltam a importância de políticas públicas para monitoramento constante da qualidade do ar e campanhas educativas junto às famílias e escolas, reforçando a necessidade de atitudes coletivas para um ambiente mais saudável para as crianças.
Fontes: Um só Planeta, O Antagonista.
Foto: Edi Libedinsky/.
Seja o primeiro