A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será palco do lançamento do Projeto PACHA – Participatory Analytics para Climate-Health Adaptation in Disadvantaged Urban Communities in Brazil, que investigará os impactos das mudanças climáticas na saúde e no bem-estar de populações urbanas vulneráveis em três estados brasileiros, Rio Grande do Norte, Paraná e Rio de Janeiro. O evento acontece no próximo dia 04 de dezembro, a partir das 13h, no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria da UFRN, reunindo pesquisadores, instituições parceiras, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil interessados em clima, saúde, inovação e participação social.
A iniciativa é fruto de um consórcio internacional aprovado pela fundação britânica Wellcome Trust, com financiamento superior a R$ 14 milhões (cerca de 2,5 milhões de libras esterlinas). O projeto é coordenado globalmente pela Universidade de Glasgow, por meio do professor João Porto de Albuquerque, e conta com a participação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da UFRN, responsável pela coordenação das ações no Rio Grande do Norte.
Em Natal, o PACHA será liderado pelo professor Járvis Campos, do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), em parceria com os pesquisadores Karina Meira, Marcos Gonzaga, Cláudio Moisés Santos e Silva (Dcac) e Mozart Fazito (Detur). A capital potiguar receberá cerca de R$ 2,4 milhões do orçamento, destinados, em grande parte, ao desenvolvimento de ações comunitárias de adaptação climática e à integração entre ciência cidadã, dados meteorológicos e políticas públicas.
Com atuação simultânea em Natal, Curitiba e Niterói, o PACHA reúne dados climáticos e de saúde para avaliar vulnerabilidades de moradores de áreas urbanas desfavorecidas, considerando riscos como ondas de calor, enchentes, doenças infecciosas e respiratórias, além dos impactos das mudanças climáticas na saúde mental. O estudo se estrutura em três eixos: análise integrada de dados; coprodução de soluções com moradores e lideranças comunitárias; e cooperação entre universidades, gestores públicos e organizações sociais para transformar evidências científicas em medidas práticas e inclusivas.
As ações em Natal terão apoio da Prefeitura do Município, por meio da Semurb e da SMS, e utilizarão dados coletados por mais de 80 estações meteorológicas do Grupo Geoma/UFRN, já reconhecido por contribuir com políticas de mitigação e adaptação climática.
O lançamento do PACHA, contará com uma programação que inclui palestra de abertura com o coordenador global do projeto, professor João Porto de Albuquerque, diálogos entre municípios participantes, debates com gestores e pesquisadores, além de espaços destinados à escuta e cocriar soluções com as comunidades envolvidas.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas, por meio do seguinte link: https://www.even3.com.br/lancamentopacha-644303/ ou no QR Code disponível na divulgação oficial.
Serviço
Lançamento Nacional do Projeto PACHA
📍 Auditório Otto de Brito Guerra – Reitoria da UFRN
04 de dezembro de 2025
A partir das 13h
Programação
13h30: Solenidade de Abertura
14h00: Palestra de lançamento do Projeto PACHA (Prof. João Porto de Albuquerque, UBDC – Universidade de Glasgow e coordenador geral do projeto)
14h30: Palestra “O Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde das Comunidades Urbanas” (Prof. Maurício Barreto, diretor do CIDACS FIOCRUZ)
15h00: Diálogos entre os municípios:
– Representante de Natal
– Representante de Niterói
– Representante de Curitiba
16h30: Palestra “A perspectiva da Comunidade”
17h00: Roda de Cocriação e escuta das comunidades
18h00: Coquetel de lançamento do Projeto PACHA
Fonte: UFRN.
Imagem: Reprodução.


Seja o primeiro