A poluição do ar é a quarta principal causa de morte no mundo, contribuindo para cerca de 13 mortes prematuras a cada minuto. Os gases e partículas minúsculas podem viajar profundamente pelo pulmões, entrar na corrente sanguínea e danificar as células.
Mesmo quando você não consegue ver os poluentes do ar, e mesmo quando seus níveis estão abaixo dos limites legais estabelecidos por muitos países em todo o mundo, eles podem causar sérios problemas de saúde, os quais afetam vários sistemas orgânicos em pessoas de todas as idades.
Muito mudou na compreensão dos cientistas sobre esses riscos à saúde nos últimos anos. Os níveis de poluição do ar que parecem baixos, agora estão associados a resultados perigosos para a saúde, como baixo peso ao nascer, problemas respiratórios, doenças cardíacas e doença de Alzheimer.
É por isso que a Organização Mundial da Saúde anunciou, em 22 de setembro de 2021, que está apertando mais os limites recomendados para quase todos os poluentes. As novas diretrizes globais de qualidade do ar refletem um consenso científico esmagador de que os países precisam limitar mais agressivamente a poluição do ar e proteger a saúde de todos.
Fontes: ONU, FAO, UNICEF, Ambiente Brasil.
isso é um problema global.